Refração da luz
Quando a luz passa de um meio transparente para outro, a direção dos raios de luz muda. Ocorre refração.
Consoante a velocidade da luz, que depende do meio por onde a luz se propaga, a alteração de direção dos raios de luz pode ser mais acentuada. A velocidade da luz é maior no ar do que na água ou no vidro, por exemplo.
À semelhança da reflexão, existem também leis da refração.
- Quando a luz passa de um meio com velocidade maior para um meio com velocidade menor, os raios de luz aproximam-se da direção normal (N).
- Por sua vez, quando a luz passa de um meio com velocidade menor para um meio com velocidade maior, os raios de luz afastam-se da direção normal (N).
A refração nunca acontece isoladamente. De facto, quando o raio incidente bate na superfície que separa os dois meios, parte dele é refletida e outra parte é absorvida. Desta forma, a intensidade das ondas de luz refratadas é sempre inferior à intensidade das ondas incidentes.
Curiosidade
Durante o pôr do Sol, a luz que o Sol emite atravessa várias camadas diferentes da atmosfera e sofre refrações. A luz que nos chega da parte de baixo do Sol é menos desviada do que a luz que vem da parte de cima. É por isso que o Sol aparece achatado quando está muito perto do horizonte. Na verdade, o Sol já está abaixo do horizonte, mas ainda o vemos porque a sua luz é encurvada, tal como Einstein já previra na sua teoria da relatividade geral, e que foi comprovado, na realidade, no eclipse solar de 29 de maio de 1919.
Vídeo retirado deste artigo da Wikipédia.
Vídeo retirado deste artigo da Wikipédia.