Saturday, 8 November 2014

Ligando o Mundo | Fibra Ótica


Conforme se pode observar nesta representação de fibra ótica, em baixo do título: "TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ", iremos abordar esta tecnologia e a sua ligação com o Mundo.

Redes sociais, ligações telefónicas de baixo custo, videochamadas com a família e amigos. Três de muitos exemplos representantes da internet, derivada da luz e potenciadora da comunicação entre as pessoas e o resto do mundo. A velocidade da internet tem aumentado ao longo da história, substancialmente com a descoberta da fibra ótica. Então, e o que é?

A fibra ótica é um fio transparente e muito fino, com um diâmetro aproximado a 0,5 mm, semelhante a um fio de cabelo, que veio substituir os cabos metálicos. Este possui estrutura cilíndrica e é dividido em duas partes: núcleo e revestimento, onde o núcleo é a região central e o revestimento é a região que envolve o núcleo no seu exterior.
O índice de refração do material do núcleo é mais refringente (provoca maior desvio da luz) do que o do revestimento, de tal modo que um raio que penetra por uma extremidade, com um ângulo superior a ao ângulo crítico, desloca-se pelo núcleo da fibra sofrendo reflexões totais nas paredes, até chegar à outra extremidade.
Os cabos de fibra ótica são vantajosos em relação aos cabos metálicos:
  • Matéria-prima abundante;
  • Maior capacidade de transmissão de informações;
  • Não sofre interferências de ondas eletromagnéticas;
  • Como os fios são feitos de polímeros, eles não corroem e não oxidam como os fios metálicos;
  • Pequeno tamanho e peso.
O site oficial do Ano Internacional da Luz publicou um artigo dedicado à importância desta ligação entre a luz e a comunicação! Basta entrar pelo seguinte link: http://goo.gl/80y0wn