Saturday 18 October 2014

Daltonismo - Passado e Futuro

No nosso cartaz, no local correspondente ao foco do LED azul, decidimos abordar a doença do daltonismo que está diretamente relacionada com a cor e, por conseguinte, com a luz.

A incapacidade de distinguir as cores tem a designação médica de discromatopsia. Esta alteração da visão é conhecida normalmente por daltonismo.

Esta designação representa uma homenagem ao químico John Dalton que a descreveu pela primeira vez. Este cientista, que viveu no Século XVIII, era um químico prestigiado que fez variadíssimas descobertas e que, sendo portador deste defeito visual, o descreveu na perfeição.

São três as cores principais: azul, verde e vermelho. Por um lado a junção destas três cores dá o branco, e por outro lado todas as outras cores ou tonalidades são o somatório destas três cores.
Daqui se compreende que um erro ou defeito num tipo celular referente a uma destas três cores, resulta num defeito específico dessa cor, mas também terá consequências na composição de todas as outras cores compostas e onde a cor em falta não pode colaborar.

Como tal, fizemos também referência ao ColorAdd que é um projeto nacional e visa representar todas as cores recorrendo apenas a símbolos.

Decidimos também juntar dois avanços tecnológicos importantes no campo das tecnologias relacionadas com a cor, fazendo uma ponte entre o passado e o futuro, com a criação uma versão renovada do Disco do Newton baseada no ColorAdd.